
O que é a terapia Junguiana, também conhecida como psicologia de profundidade?
Uma resposta completa exigiria algumas centenas de páginas — e, assim como o yoga, a melhor forma de compreender é na prática. Mas tentarei resumir aqui de forma simples.
A terapia junguiana procura compreender mente, corpo, espírito e psique de forma integrada, facilitando o processo de individuação — ou seja, a integração dos diversos aspectos da personalidade. Buscamos as causas do sofrimento e da agitação mental, indo às raízes dos problemas emocionais. Trabalhamos com complexos, projeções, sombra e arquétipos, por meio da análise de sonhos, desenhos, mitos, contos, arte, entre outras expressões simbólicas.
Resumidamente:
-
Complexos são agrupamentos de memórias, emoções e percepções — os traumas entram aqui.
-
Projeção é quando vemos no outro algo que, na verdade, é nosso (como uma irritação que não conseguimos deixar de sentir).
-
Sombra são aspectos da nossa personalidade que estão ocultos ou reprimidos.
-
Arquétipos são padrões universais de comportamento e experiência humana (como o arquétipo da Mãe, que nutre, protege e ama incondicionalmente).
-
Esses elementos fazem parte do inconsciente pessoal, ou seja, são partes de nós que desconhecemos, mas que influenciam profundamente quem somos.
Na terapia Junguiana, os sonhos são mensagens do inconsciente que ajudam a processar as emoções do dia e indicam caminhos para o processo de individuação. Eles revelam sentidos e nos orientam na direção do nosso propósito de vida.
“Podemos dizer que os sonhos são cartas que o Self nos escreve a cada noite, dizendo-nos para fazer um pouco mais disso, um pouco mais daquilo, ir para um lado, ou para outro. Encarando a vida como um todo, vemos que há um padrão, como se o Self tivesse um plano para nós, uma espécie de destino.” Marie-Louise von Franz

Meu percurso com Carl Jung
Por muitos anos ouvi as pessoas falarem da psicologia de Carl Jung, mas apenas quando conheci a Fátima Ponte surgiu a oportunidade de me aprofundar no tema. Foi dessa forma que mergulhei no universo dos mitos, arquétipos, inconsciente pessoal e coletivo, complexos, sombra, símbolos, sincronicidade, etc. E foi estudando que entendi a proximidade da visão da psique de Jung com a filosofia oriental, em particular com o Yoga.
Desde então, tenho me dedicado a aprofundar meu autoconhecimento e o estudo dessa psicologia, e comecei a entender como isso funciona na prática. Por isso, naturalmente veio a vontade de também começar a fazer atendimentos – senti que a minha experiência como terapeuta de massagem ayurvédica e a minha prática de yoga já haviam aberto o caminho.


FORMAÇÕES NA ÁREA:
Supervisão - Grupo de Estudos Junguianos
Formadora: Fátima Ponte | Em andamento
Aprofundamentos em Psicologia Junguiana - Emoções, transmutação e ressignificação
Formadora: Fátima Ponte | Em andamento
Formação a Prática da Psicoterapia Junguiana | Aprofundamentos | Conceitos e Prática
Formadora: Fátima Ponte | 2023
Formação em Psicologia Junguiana | Nível Introdutório
Formadora: Fátima Ponte | 2022
Formação CG Jung e o Tarot Mitológico - Arcanos Menores
Formadora: Fátima Ponte | 2023
Formação CG Jung e o Tarot Mitológico - Arcanos Maiores e Cartas da Corte
Formadora: Fátima Ponte | 2022
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Pós-Graduação em Edição de Textos | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa | 2007
Licenciatura em Letras, variantes Português/Espanhol | Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP | 2004 (Equivalência reconhecida pela Universidade Nova de Lisboa em 2005)


